Vai à feira ou ao supermercado? Atenção, pois coronavírus pode sobreviver até 4 dias em embalagens

Cuidado Com Alimentos


Além dos cuidados que devem ser tomados ao sair de casa para ir a supermercados e feiras, em meio a pandemia, as pessoas também devem dar uma atenção especial à higienização das compras ao chegar em casa. Segundo o professor de Infectologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Edmilson Migoswiski, dependendo da superfície, o novo coronavírus pode sobreviver por até 4 dias no ambiente.

Frutas, legumes e verduras também podem ser vetores do novo coronavírus e são necessários cuidados tanto para armazenamento, quanto no consumo. O professor indica os procedimentos que devem ser adotados na higiene desses alimentos.

As embalagens de produtos industrializados também merecem atenção, pois são manipuladas por várias pessoas desde a fábrica até a sua disposição nas prateleiras e gôndolas de estabelecimentos comerciais, como explica o infectologista Edmilson Migoswiski.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o novo coronavírus necessita de um hospedeiro para se multiplicar. A transmissão ocorre somente de pessoa para pessoa, de forma direta ao ter contato com um indivíduo contaminado, ou indireta, tendo contato com uma superfície contaminada e não higienizando as mãos posteriormente de forma correta.

Ouça o audio com a entrevista em:
Rádio Agencia Nacional

Participe